ÚLTIMAS

Nível de qualidade dos Vinhos Franceses

Não é um exagero classificar a França como o melhor país vinícola do mundo. Nenhum país possui tantos vinhos de excepcional qualidade. Ela possui cerca de uma dezena de grandes regiões vinícolas demarcadas de maior destaque, algumas delas subdivididas em até mais de vinte regiões menores. Bordeaux é, sem dúvida, a região vinícola francesa que mais se destaca por possuir o maior número de vinhos excepcionais (os famosos Grand Cru, Premier Cru, Deuxième Cru, etc.) muitos deles atingindo preços caríssimos. Suas sub-regiões mais importantes são Médoc, Graves, Pomerol e Saint Emilion para os tintos, e Sauternes-Barsac, para os brancos.

Bourgogne é a segunda região mais importante e possui sub-regiões, das quais as mais famosas são: Côtes de Beaune, Côte de Nuits, Côte Chalonnaise, Mâconnais e Beaujolais.

Outras regiões de destaque são: Champagne, berço dos maravilhosos espumantes; Alsace, conhecida pelos seus brancos semelhantes aos alemães; Val de Loire, famosa pelos seus rosés e brancos; Côtes du Rhône, com as suas sub-regiões Hermitage, Crozes-Hermitage e Châteauneuf-du-Pape com excelentes tintos.

Provence, Languedoc, Roussillon e outras regiões completam a incrível legião de vinhos franceses de qualidade.

Além dos vinhos dessas regiões demarcadas, existe ainda uma enorme quantidade de vinhos regionais menores (os vins de pays) e os vinhos de mesa de qualidade inferior (os vins de table).

Nesse imenso mar de vinhos, para se conhecermos verdadeiramente os vinhos da França não nos resta alternativa senão estudar ou até provar alguns representantes de cada uma das suas regiões. Só assim é possível compreender a diversidade e a complexidade dos vinhos franceses alguns dos quais nos garantirão, seguramente, uma vida mais alegre e uma morte amena. Não nos resta alternativa senão a de provar alguns representantes de cada uma dessas regiões.




 

1/2 Almadén Cabernet
Preço:
consulte


Saiba mais
1/2 Casillero Del Diablo
Preço:
consulte


Saiba mais
1/2 Aurora Cabernet Sauvignon Varietal
Preço:
consulte


Saiba mais
1/2 Convento da Vila
Preço:
consulte


Saiba mais
1/2 Grão Vasco
Preço:
consulte


Saiba mais
BACALHAU À PORTUGUESA
Mais um delicioso prato escolhido para proporcionar  à  você os prazeres da cozinha portuguesa.  Curiosidades: ORIGEM DO BACALHAU Para os povos de língua portuguesa; Stockfish para os anglo-saxônicos; Torsk para os dinamarqueses; Baccalà para os italianos; Bacalao para ...
Saiba mais

Acompanhamento,
sugestões de vinho:

- Berengario