VITRINE

Azeite de Oliva

O cultivo da oliveira e a elaboração do Azeite de Oliva estão estreitamente vinculados a historia da Espanha. A oliveira, OLEA EUROPEA, foi introduzido na península Ibérica pelos fenícios e gregos. Os romanos expandiram seu cultivo e melhoraram as técnicas de produção do Azeite. Os "Azeites de Hispania", considerados como os de maior qualidade, eram consumidos em Roma e outras partes do império. Posteriormente os árabes aperfeiçoaram as técnicas de obtenção do Azeite e foi tão estreita a sua vinculação com este óleo que a palavra espanhola "Aceite" provem do árabe "az-zait" que significa suco da azeitona.

A oliveira foi trazida ao "Novo Mundo" pelos espanhóis durante os séculos XVI e XVII e hoje pode ser encontrada na Califórnia e na América do Sul. Hoje, o cultivo da oliveira está estendido por quase toda a Espanha, porém a maior parte é concentrada na região sul, Andaluzia, especialmente nas províncias de Jaén e Córdoba. Na Espanha existem mais de 215 milhões de oliveiras em uma superfície de 2 milhões de hectares, o que representa 27% da superfície mundial destinada a esta árvore milenar.

Lenda

Existem várias lendas que narram o nascimento da oliveira. Uma relata que ela é o resultado de uma disputa, por um pedaço de terra, entre os deuses Possêidon (deus do mar) e Atena (deusa da sabedoria). Nessa disputa, Possêidon fez nascer o mar quando usou a força de seu tridente numa rocha. Atena, por sua vez, fez brotar a oliveira da terra e, por isso mesmo, foi vencedora da contenda, segundo Zeus, ganhando a posse da terra. Daí em diante, os frutos dessa árvore serviriam de alimento e deles seria extraído um óleo sagrado que alimentaria e fortificaria o homem, aliviando as suas dores e as suas feridas. Outra lenda, contada pelos hebreus, narra que a oliveira nasceu no monte Tabor, no vale de Hebron. Isso aconteceu quando Adão fez 930 anos e, pressentindo a sua morte, lembrou que o Senhor lhe havia prometido o "óleo da misericórdia". Foi então que um querubim enviou-lhe a semente da oliveira, que germinou na sua boca após a sua morte.

CLASSIFICAÇÃO DOS AZEITES DE OLIVA

  • Azeite de oliva virgem: É o azeite de baixa acidez, extraído da azeitona madura somente por processos mecânicos, ou seja, por prensa. Depois é lavado e filtrado. Sem nenhum processo térmico ou químico. Quanto menor é a acidez do aceite, melhor este será. Pode-se encontrar três tipos de azeite de oliva virgem: o fino, o semifino e o extravirgem. Esse último é considerado o azeite de melhor qualidade e de menor acidez, sendo o preferido e o mais procurado por quem entende do assunto.
  • Azeite de oliva refinado: É o resultado da refinação do azeite virgem, que consiste em neutralização, descoloração e desodorizaçã0. Os aspectos nutricionais do azeite refinado em nada são alterados, contudo o sabor e o aroma são inferiores aos do azeite virgem.
  • Azeite de oliva puro: conhecido como azeite de oliva, ele é oriundo da mistura dos azeites virgem e refinado. É o mais encontrado no mercado.

O AZEITE DE OLIVA NA SAÚDE

  • Facilita o processo digestivo;
  • Aumenta a taxa de secreção biliar, estimulando a digestão e a absorção das gorduras e das vitaminas lipossolúveis;
  • Auxilia na manutenção da pressão arterial;
  • Diminui o risco da incidência de artrite reumatóide; · Melhora as respostas imunológicas, pois o ácido oléico do azeite de oliva modula as membranas celulares de modo a aumentar a resistência do organismo ao ataque de vírus e de bactérias.



 

1/2 Almadén Cabernet
Preço:
consulte


Saiba mais
1/2 Aurora Cabernet Sauvignon Varietal
Preço:
consulte


Saiba mais
1/2 Grão Vasco
Preço:
consulte


Saiba mais
1/2 Convento da Vila
Preço:
consulte


Saiba mais
1/2 Casillero Del Diablo
Preço:
consulte


Saiba mais
POLVO COZIDO À PORTUGUESA
A culinária Portuguesa apresenta alguns pratos exóticos e esse é um bom exemplo pela sua riqueza de sabores e sensações. Curiosidades MOLHO BÉCHAMELDiz a lenda que tal alquimia foi idealizada pelo marquês Louis de Béchameil (1630-1703), um financista francês , espec ...
Saiba mais

Acompanhamento,
sugestões de vinho:

- Masachs Cabernet Suavignon