ÚLTIMAS

Como se Produz Vinho

Vinho é um produto natural, resultante da transformação dos açúcares do suco da uva, durante a fermentação alcoólica. Este fenômeno, pelo qual um líquido com açúcar, sozinho, começa a desprender borbulhas de gás, forma espuma e passa de um estado estático a um dinâmico, num movimento que lembra a água fervendo, chama-se fermentação. A palavra provém do latim fervere, que quer dizer "ferver".

Antigamente não existiam explicações científicas para esta transformação. Somente no século 19, o químico e biólogo francês Louis Pasteur (1822-1895) descobriu que a fermentação é provocada por microorganismos de origem vegetal, do gênero Saccharomyces. São os "fungos do açúcar", atualmente chamados de "leveduras".

Hoje, sabe-se que o vinho é resultante da conversão química do açúcar em álcool etílico, anidrido carbônico e outros componentes, atividade promovida pelas leveduras, presentes também na casca das uvas. Basta romper a casca para que as leveduras iniciem sua ação sobre o açúcar, que constitui 30% da polpa, e para que instantaneamente nasça a bebida.

Como se trata de um fenômeno natural, não se diz que o vinho é fabricado, e sim, produzido.



 

1/2 Almadén Cabernet
Preço:
consulte


Saiba mais
1/2 Convento da Vila
Preço:
consulte


Saiba mais
1/2 Casillero Del Diablo
Preço:
consulte


Saiba mais
1/2 Grão Vasco
Preço:
consulte


Saiba mais
1/2 Aurora Cabernet Sauvignon Varietal
Preço:
consulte


Saiba mais
CAMARÃO À GREGA
Este saboroso prato foi escolhido para proporcionar  à  você  todos os os prazeres da rica gastronomia portuguesa. Curiosidades Até metade do século XVIII, a palavra restaurant, em francês, significava apenas e especificamente "fortificante". O termo era ap ...
Saiba mais

Acompanhamento,
sugestões de vinho:

- Marques de Villila